Sabe aqueles objetos que estão lotando o seu armário e você tem preguiça de mexer porque não sabe o que fazer com eles? Aqui vai uma dica, se você não os usa há algum tempo, e muitas vezes nem se lembra de que os tinha, o melhor a fazer é tirar do armário. Mas não entre em pânico e nem jogue fora! Esses objetos com certeza podem servir para alguém, só não servem mais para você. Eles já foram importantes na sua vida e agora podem ser importantes na vida de outra pessoa.
Lembre-se de que sempre há alguém que precisa muito, então o que você acha de doar esses objetos para instituições de caridade? Além de liberar espaço na sua casa, você estará ajudando muitas pessoas!
Se você não tem relacionamento com entidades filantrópicas e/ou de ajuda a terceiros, eu posso indicar algumas instituições, tais como:
O Instituto Nova Semente é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, atuante no Brasil, que busca através de ações e projetos, contribuir para um futuro com menos diferenças sociais. Dentre vários projetos eu destaco aqui o Projeto Semeando que é realizado na Comunidade da Fábrica na cidade de Carapicuíba, grande São Paulo. Hoje esse Projeto dedica-se a mais de 400 famílias em condição de extrema pobreza, atendendo necessidades básicas como: alimentos, colchões, roupas, remédios e outras carências.
Com o apoio de voluntários e doadores, tem como objetivo implementar ações que promovem educação e assistência aos moradores dessa comunidade carente. Construiu um espaço comunitário com consultório odontológico social, mantido por profissionais voluntários para atendimento dos moradores.
O Instituto arrecada fundos para a manutenção dos seus Projetos promovendo um brechó, o Bazar do Bem, que é realizado anualmente em sua sede, com duração de quatro dias. O bazar é sustentado com doações de todo tipo de objeto que possa ser vendido tais como: roupas, sapatos, acessórios, itens de decoração, utensílios de cozinha, cama, mesa e banho, eletrodomésticos, brinquedos, livros e etc. E nos dias do evento, disponibiliza também uma variedade de serviços.
Doações podem ser encaminhadas para:
Rua Cubatão, 77, Paraíso, São Paulo, SP.
Telefone: (11) 2833-4502
CNPJ: 08.950.473/0001-61
[email protected]
www.institutonovasemente.org
O Instituto Base Gêneses, é uma Organização sem fins lucrativos que busca promover o Desenvolvimento Humano. Proporciona diversos cursos de idiomas, culinária, palestras de saúde e workshops gratuitos na cidade de São Paulo (com acessibilidade para surdos), aberto a todos os interessados.
Através de parcerias com Universidades e Instituições da área de saúde, desenvolve um trabalho de instrução e atendimento de pessoas em situação de rua. Promove feiras de saúde no Centro de São Paulo e leva atendimento profissional à Centros de Acolhida para pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Instituto desenvolveu o Projeto Construindo Pontes, no qual presta atendimento a refugiados de diversos países, que por motivos de guerra, sofrimento ou perseguição buscaram refúgio no Brasil. Atende mais de 250 famílias, cerca de mil pessoas, originados da Síria, Palestina, Marrocos, República do Congo, Nigéria, Senegal, Angola e outros. Oferecendo auxílio de documentação, ensino da língua portuguesa, incentivo ao empreendedorismo, reforço escolar para as crianças, atividades terapêuticas, ajuda com alimentos, fralda e itens de higiene pessoal.
Outro projeto do Instituto é o Africa Volunteers Now, que leva dezenas de voluntários para Guiné-Bissau, com o objetivo de promover educação e saúde nesse país, que está entre os 10 países mais pobres do mundo.
Doações podem ser encaminhadas para:
Praça da Sé, 28, 1º andar, Sé, São Paulo, SP.
Telefone: (11) 2129-2626
CNPJ: 55.233.019/0001-70
[email protected]
www.institutobasegenesis.org.br
Hoje em dia ouvimos falar muito em consumo consciente. Pesquisas nos mostram que a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. É alarmante, mas esse assunto vamos deixar para uma outra conversa…
Hoje quero falar de consumismo mesmo!
Acho muito boa essa ilustração da Fê Neute, que com poucas palavras, conseguiu exemplificar como nos comportamos principalmente quando o assunto é o nosso guarda-roupa!
Você viu quais são as duas maiores fatias dessa pizza? Dá uma olhadinha!
Eu tenho uma regra que aplico especialmente no meu guarda-roupa depois da regorganização:
“Se entrar um, tem que sair um”!
Dessa forma nunca fico com o armário apertado e sem espaço, porque a quantidade de peças se mantem sempre a mesma. Você não quer tentar? Depois me conta se você conseguiu!
Outro setor onde os objetos que seriam descartados pode aproveitá-los é o da Reciclagem.
Mas, o que é reciclagem?
É pegar algo que não tem mais utilidade e transformá-lo novamente em matéria-prima. Os materiais reciclados em maior quantidade são itens que usamos no nosso cotidiano, tais como: latas de alumínio, papel, recipientes plásticos e recipientes de vidro. Agora eu te pergunto: você acha mesmo que é muito trabalhoso separar esses itens? Grande parte da cidade de São Paulo já tem a coleta seletiva, isso já é um facilitador. Mas se no seu condomínio ou na sua rua não tiver esse serviço, não é tão difícil levar até um ponto de coleta, não é mesmo? Eu quero muito que as novas gerações tenham qualidade de vida, e se eu e você não fizermos a nossa parte… qual será o futuro desse planeta? Pensa nisso!
É fácil e importante fazermos o descarte correto de lixos específicos. Com pequenas atitudes podemos evitar a contaminação de nossa água, solo e ar. Te convido a cuidar da saúde do nosso Planeta. Procure os pontos de coleta no seu bairro, na sua cidade e faça a diferença!
Qual você acha que é a sua responsabilidade com esse planeta? Porque estou perguntado isso? Porque com algumas ações podemos fazer a nossa parte e ajudar a prejudicar menos o meio ambiente!
Por exemplo: como você faz o descarte do seu lixo? Você simplesmente joga tudo no mesmo lugar, ou se preocupa em separar o orgânico do que é reciclável, se preocupa em separar itens que são extremamente poluentes como no caso das pilhas e baterias, remédios ou lixo eletrônico?
Se você quer ajudar o nosso planeta a seguir em frente, deixo aqui algumas informações de como fazer o descarte correto.
Pilhas e Baterias:
Pilhas e baterias apresentam grande perigo quando descartadas incorretamente. Na sua composição são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo e mercúrio, que prejudicam o meio ambiente e são extremamente perigosos à saúde humana, por isso não devem ir para o lixo comum.
Mas não precisamos ficar preocupados, as pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas vazam ou passam por deformações na cápsula que as envolvem. Na cidade de São Paulo existem vários pontos de coleta tais como: redes de supermercado, lojas de material de construção, farmácias, entre outras que as encaminham para posterior armazenagem em aterros especiais.
Lâmpadas Fluorescentes:
Muitas pessoas não sabem que as lâmpadas fluorescentes também têm mercúrio, e quando quebradas liberam essa substância tóxica, fazendo muito mal às pessoas que a exalam, como os lixeiros. Por isso nunca devemos colocar esse tipo de lâmpada em sacos de lixo! O ideal é levarmos a um ponto de coleta específico que as grandes lojas de material de construção nos disponibilizam.